Criar um Site Grátis Fantástico
Jesus voltara
vc esta preparado para a volta de Jesus Cristo
sim
nao
talves
ainda nao pensei nisto
Ver Resultados




ONLINE
1




Partilhe esta Página




Total de visitas: 5987

A primeira igreja no brasil

A primeira igreja no brasil

Nasceu em Belen do Para

História da Assembléia de Deus no Brasil

 

Assembléia
de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e
Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de
novembro de 1910, vindos dos EUA. A princípio, freqüentaram a Igreja Batista,
denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles traziam a doutrina
do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas estranhas —
como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A
manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos EUA
(e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram
conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de
seus principais discípulos, um pastor negro leigo, chamado William Joseph
Seymour, na Rua Azusa, Los Angeles, em 1906.
A nova doutrina trouxe muita
divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas
assembléias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do
pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911, juntamente com os
missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão
de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem
qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então,
passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de
janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a
chamar-se Assembléia de Deus, em virtude da fundação das Assembléias de Deus nos
Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer
ligação institucional entre ambas as igrejas.

A Assembléia de Deus no
Brasil se expandiu pelo Estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o
Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegou ao
Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se
portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde
quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro
de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de
Belém, PA, em 1924, para a então capital da República. Um fato que marcou a
igreja naquele período foi a conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um
general, através de um folheto evangelístico. Foi ele o precursor do assim
conhecido Ministério de Madureira, como veremos adiante.

A influência
sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da
nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava,
principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos
anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros
missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a
nova Igreja. Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de
Natal, RN, a Assembléia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo
administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo
perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja
passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus dos EUA através dos
missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a
estruturação teológica da denominação.


Organização
Denominacional

As Assembléias de Deus estão organizadas em forma de
árvore, onde cada Ministério é constituído pela Igreja-Sede com suas respectivas
filiadas, congregações e pontos de pregação. O sistema de administração é um
misto entre o sistema episcopal e o sistema congregacional, onde os assuntos são
previamente tratados pelo ministério, com forte influência da liderança
pastoral, e depois são levados à Assembléia para serem votados.

Os
pastores das Assembléias de Deus podem estar ligados a convenções estaduais que,
por sua vez, se vinculam a uma Convenção de caráter nacional.


Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil
A CGADB
possui sede no Rio de Janeiro, se considera o tronco da denominação por ser a
entidade que desde o princípio deu corpo organizacional à Igreja, e a quem
pertence a patente do nome no país. A CGADB hoje conta com cerca de 3,5 milhões
de membros em todo o Brasil (dados do ISER) e centenas de missionários
espalhados pelo mundo.

A CGADB é proprietária da Casa Publicadora das
Assembléias de Deus — CPAD, com sede no Rio de Janeiro, que atende parcela
significativa da comunidade evangélica brasileira. À CGADB também pertence a
Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia — FAECAD, sediada
no mesmo Estado, e que oferece os seguintes curso em nível superior:
Administração, Comércio Exterior, Marketing, Teologia e Direito.

A CGADB
é constituída por várias convenções estaduais e regionais, além de vários
ministérios. Alguns ministérios cresceram de tal forma que tornaram-se
denominações de facto, com suas congregações sobrepondo as áreas de abrangência
das convenções regionais. Dentre os grandes ministérios se destaca o Ministério
do Belém, que possui cerca de 1000 igrejas concentradas no centro-sul e com sede
no Bairro do Belenzinho na capital paulista, sendo atualmente (2007) presidida
pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, que também lidera a CGADB.


Na área política, 21 deputados federais são membros das Assembléias de
Deus e a representam institucionalmente junto aos poderes públicos nos assuntos
de interesse da denominação, supervisionados pelo Conselho Político Nacional das
Assembléias de Deus no Brasil, com sede em Brasília, DF, que coordena todo o
processo político da CGADB. Além disso, são cerca de 27 deputados estaduais,
mais de cem prefeitos e cerca de 1000 vereadores, todos sob a chancela de
igrejas ligadas à CGADB.

Desde a década de 1980, por razões
administrativas, a Assembléia de Deus brasileira tem passado por várias cisões
que deram origem a diversas convenções e ministérios, com administração
autônoma, em várias regiões do país. O mais expressivo dos ministérios
independentes originários da CGADB é o Ministério de Madureira, cuja igreja já
existia desde os idos da década de 1930, fundada pelo pastor Paulo Leivas
Macalão e que, em 1958, serviu de base para a estruturação nacional do
Ministério por ele presidido, até a sua morte, no final de 1982.



Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério de
Madureira
À medida que os anos se passavam, os pastores do Ministério de
Madureira (assim conhecido por ter sua sede no bairro de mesmo nome, no Rio de
Janeiro), sob a liderança do pastor (hoje bispo) Manoel Ferreira, se
distanciavam das normas eclesiásticas da CGADB, segundo a liderança da época,
que, por isso mesmo, realizou uma Assembléia Geral Extraordinária em Salvador,
BA, em setembro de 1987, onde esses pastores foram suspensos até que aceitassem
as decisões aprovadas. Por não concordarem com as exigências que lhes eram
feitas, se organizaram numa nova entidade, hoje com cerca de 2 milhões de
membros, no Brasil e exterior. Dessa forma surgiu a Convenção Nacional das
Assembléias de Deus no Brasil — Ministério de Madureira — CONAMAD, fundada em
1988.

Portugal
Em Portugal a história dessa denominação
pentecostal é contada a partir do ano de 1913. Foram os missionários portugueses
emigrados do Brasil José Plácido da Costa (1913) e José de Matos Caravela (1921)
que deram início às ações que resultaram na fundação das Assembléias de Deus em
Portugal.

A primeira igreja Assembléia de
Deus em Portugal foi fundada na
cidade de Portimão, em 1924, pelo
missionário José de Matos, também responsável pela fundação das igrejas do
Algarve, de Santarém e de Alcanhões. A partir desse ano, com a ajuda de
missionários suecos e o esforço de obreiros portugueses, foram estabelecidas
diversas outras igrejas em várias cidades, como: Porto, em 1930, com a
intervenção do missionário sueco Daniel Berg; Évora, em 1932, pela ação da
evangelista Isabel Guerreiro; e Lisboa, em 1934, com a ajuda do missionário Jack
Hardstedt.

Da ação missionária das Assembléias de Deus em Portugal
deu-se a expansão da igreja aos territórios ultramarinos, a exemplo de: Angola,
Guiné, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste; os quais posteriormente
tornaram-se nações independentes, mas mantiveram suas igrejas Assembléias de
Deus nacionais em fraterna relação com as coirmãs portuguesas.

Em
Portugal o ramo principal é a Convenção das Assembléias de Deus em Portugal, com
quase 400 igrejas, a maior denominação protestante no país.

Além da
CADP, existem outras denominações organizadas em Portugal, originárias de
imigrantes brasileiros ou cismas da CADP, que adotam o mesmo nome, como a
Assembléia de Deus Missionária; Assembléia de Deus Universal; Convenção Nacional
das Assembléias de Deus (60 igrejas); Igreja de Nova Vida - Assembléia de Deus
da Amadora.


Estados Unidos
Nos Estados Unidos surgiram
várias congregações pentecostais independentes, desde o avivamento da Azuza St,
em 1906. Buscando unidade, comunhão entre si, trabalho missionário e organização
legal, alguns líderes convocaram uma Convenção em Hot Springs, Arkansas, em
1914. Como resultado, houve a adesão de quase 500 ministros e a criação do
General Council of the Assemblies of God (Concílio Geral das Assembléias de
Deus), mais tarde sediado em Springfield (Missouri), Missouri. Essa igreja
possui, hoje, cerca de 2 milhões de membros e envia missionários a vários países
do mundo. John Ashcroft, procurador-geral dos EUA durante o primeiro mandato de
George W. Bush, é membro dessa denominação.

As Assemblies of God
apresentam algumas diferenças de sua coirmã brasileira: no tocante à
administração, não existe o sistema de ministérios; cada igreja local é autônoma
e não é subordinada a nenhuma outra entidade, mas voluntariamente agrupam-se em
presbitério regionais, onde há igualdade entre todos e contam com a participação
de representantes leigos. A congregação local entrevista e contrata o pastor,
que é examinado e ordenado pelo Concílio Geral. Referente aos costumes, as
Assemblies of God são integradas à sociedade americana, permitindo, por exemplo,
que suas mulheres cortem o cabelo e usem calças compridas.



Grã-Bretanha e Irlanda
Organizada em 1924, a Assemblies
of God in Great Britain and Ireland cresceu sob a influência do pastor Donald
Gee. Reúne hoje cerca de 600 igrejas locais e possui uma rede de missionários
atuando em vários continentes. Uma característica da AGGBI é a prática da Santa
Ceia semanalmente.

Existem ainda Assembléias de Deus composta por
imigrantes caribenhos e brasileiros, cujas igrejas não possuem relações com a
AGGBI.


Doutrina
De acordo com o credo das Assembléias de
Deus, entre as verdades fundamentais da denominação, estão a crença:

Num
só Deus eterno subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo;

Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, considerada a única regra infalível
de fé normativa para a vida e o caráter cristão;
Na concepção virginal de
Jesus Cristo, na sua morte vicária e expiatória, ressurreição corporal e
ascensão para o céu;
No pecado que distancia o homem de Deus, condição que
só pode ser restaurada através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo.

Arrebatamento dos membros da Igreja para a Nova Jerusalém em breve com a
volta de Cristo.
Na necessidade de um novo nascimento pela fé em Jesus
Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para que o
homem se torne digno do Reino dos Céus;
A denominação pratica o batismo em
águas por imersão do corpo inteiro, uma só vez, em adultos, em nome da Trindade;
a celebração, sistemática e continuada, da Santa Ceia; e o recebimento do
batismo no Espírito Santo com a evidência inicial do falar em outras línguas,
seguido dos dons do Espírito Santo.

A exemplo da maioria dos cristãos,
os assembleianos aguardam a segunda vinda premilenial de Cristo em duas fases
distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Igreja fiel da
terra, antes da Grande Tribulação; e a segunda, visível e corporal com a Igreja
glorificada, para reinar sobre o mundo por mil anos, sendo portanto
dispensacionalista.

Ainda, nesse corolário de fé, os assembleianos
esperam comparecer perante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos
seus feitos em favor da causa do Cristianismo, seguindo-se uma vida eterna de
gozo e felicidade para os fiéis e de tormento para os infiéis.


A
liturgia do Culto

Os cultos da Assembléia de Deus se caracterizam por
orações, cânticos (músicas gospel e hinos evangélicos clássicos), testemunhos e
pregações, onde muitas vezes ocorrem manifestações dos dons espirituais, como
profecias e o culto em línguas.

Possui dias e horários específicos,
sendo o principal deles no Domingo (o culto público) por volta das 19:00hs, e o
de Ensinamento Bíblico (a Escola Bíblica Dominical, com divisão de classes por
idade aos Domingos por volta das 09:00hs.

Os cultos e trabalhos tem
duração média de 02:30hs, sendo divididos em:

Oração inicial -
Normalmente um obreiro ou pastor faz uma oração pedindo a benção de Deus.

Cânticos iniciais - Utilizando-se da Harpa Cristã (um livreto de Hinos
Evangélicos Clássicos), canta-se em média de 03 hinos, e também (nem todas),
após o hinário, canta-se também outras músicas evangélicas.
Leitura trecho
bíblico (Ou Palvra Introdutória) - Neste momento a leitura do trecho bíblico e
inspirada pelo Espírito Santo, no qual o culto será direcionado como um todo com
base nesse trecho.
Oportunidades de Cânticos por Grupos de Jovens, Crianças,
Senhoras, Irmãs, Grupos e ministérios de Louvor, e Adolescentes.

Oportunidades de Testemunhos por Membros - Momento no qual os membros contam
o que Deus mudou em suas vidas e vem fazendo atualmente por eles.
Leitura
Bíblica e Pregação - na qual um pastor, um membro da igreja local, ou um
pregador ou pastor convidado fará a pregação (sermão) explicando a passagem
bíblica para toda a igreja.
Apelo - Convite aos que não são evangélicos a
aceitarem a Jesus como seu único e suficiente Salvador.
Cântico de
Encerramento.
Oração Final.
Benção Apostólica
Obs: Nem todas os
ministérios da Assembléia de Deus seguem esta liturgia. É importante lembrar que
atualmente muitas Assembléias de Deus adotam linha litúrgica contextualizada de
louvor e condução dos cultos, bem próximos das liturgias praticadas pelas
Comunidades Evangélicas e Igrejas de Nova Vida em geral.